ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE NO INSTAGRAM® UTILIZADAS POR CIRURGIÕES-DENTISTAS

Autores

  • Gustavo Barbalho Guedes Emiliano UERN
  • Camila Cristine Araújo de Oliveira UERN
  • Marquiony Marques dos Santos UERN

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v9n12022-406

Palavras-chave:

Mídias sociais, Rede social, Marketing, Odontologia

Resumo

Introdução: O Instagram® foi a rede social móvel que teve o maior crescimento nos últimos anos com mais de 1 bilhão de usuários ativos e 500 milhões de acessos diários em todo o mundo. Em concomitância com o crescimento digital, houve o aumento do número de Cirurgiões-Dentistas no Brasil, o que pode ter incentivado muitos profissionais a buscarem ferramentas de publicidade, como as redes sociais. Entretanto, muitos profissionais têm déficit de conhecimento nas áreas de Ética, Legislação, Publicidade e Gestão aplicada à Odontologia. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de identificar os tipos as de estratégias de publicidade utilizadas pelos Cirurgiões-Dentistas no Instagram® em dezembro de 2018 e em fevereiro de 2020 no Rio Grande do Norte. Material e método: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, exploratório e transversal, na rede social Instagram®. As variáveis analisadas neste estudo foram: estratégias de publicidade e mês e ano da publicação. Além disso, os dados foram tabulados no Microsoft Excel 2016® e foi feita a análise descritiva das características gerais da amostra estudada no mesmo programa. Resultados: Identificaram-se 38 perfis de cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Norte, nos quais foram analisadas 578 publicações quanto à data e estratégia de publicidade. Destas, 262 (45,33%) foram publicadas durante o mês de dezembro de 2018 e 316 (54,67%) em fevereiro de 2020. Além disso, o presente estudo reconheceu a utilização de 34 estratégias de publicidade diferentes e propôs definições conceituais para todas elas. Na amostra, as estratégias apresentaram-se na sua forma isolada ou utilizadas em conjunto com duas ou mais em uma publicação. Conclusão: Ao comparar os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2020, foi observado o aumento do tipo de estratégia de publicidade reconhecida como “antes e depois” e uma redução da estratégia do tipo “explicativo”.

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Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

Artigo original