Ethical guide to dental advertising on social media

Authors

  • Jéssica Carvalho da Silva Lima uespi
  • Leonard Euler Andrade Gomes do Nascimento UESPI / UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-376

Keywords:

dental ethics, social network, information guide

Abstract

Introdução: As redes sociais virtuais são plataformas que contribuem com propaganda e popularidade, em benefício aos cirurgiões-dentistas. Cerca de 70% dos brasileiros têm acesso à Internet, o que facilita a realização da propaganda, nas mídias sociais, que podem alcançar maior número de pessoas com o menor investimento possível. O Código de Ética Odontológica explica que toda comunicação e divulgação em Odontologia deverá obedecer ao disposto neste Código. A resolução 196/2019 trouxe mudanças a respeito de publicações de imagens em redes sociais. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um guia baseado no código de ética odontológica (CFO-118/2012), e nas Resoluções de CFO-196/2019 e CFO-237/2022. Material e método: O guia para cirurgiões-dentistas, orientando a publicidade nas mídias sociais digitais, teve organização pelo primeiro autor: JL e, após revisão feita pelo segundo autor (LE), houve um consenso entre os autores. O site de design gráfico CANVA (Sydney, Austrália-2012) foi a plataforma para a elaboração das páginas do Guia com fontes chamativas, coloridas, imagens e ícones de chamamento de atenção às ressalvas e proibições. O guia foi disponibilizado, à comunidade de interesse, com a publicação deste artigo. Apresentação e importância do guia: O guia teve informações dispostas em: 1) Introdução ao guia; 2) Permitido nas publicações; 3) Proibido nas publicações; e 4) Considerações finais a profissionais e acadêmicos. Conclusão: O “Guia ético para publicidade odontológica nas mídias sociais”, elaborado, neste trabalho, com subsídio didático-pedagógico, pode contribuir, na postura e prática deontológica nas mídias sociais na internet.

Published

2022-01-07

Issue

Section

Artigo original