ODONTOLOGIA LEGAL: AVALIAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS FACULDADES DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Gabriela Luanna Gonçalves Costa
  • Bruna Poliana Alonso Martins
  • Camilla Aparecida Silva de Oliveira Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v6i2.245

Palabras clave:

Odontologia legal, Ética odontológica, Responsabilidade legal, Ensino

Resumen

Introdução: O ensino da disciplina de Odontologia Legal nos cursos de graduação em Odontologia é extremamente importante na formação acadêmica. Por isso, em 2014, a Associação Brasileira de Odontologia Legal (ABOL) criou diretrizes de apoio ao ensino da disciplina no Brasil, orientando as Instituições de Ensino Superior (IES) a conduzir esta ciência nas grades curriculares. Objetivo: Esta pesquisa visou descrever como a disciplina de Odontologia Legal está sendo ofertada, nas IES do Estado de Minas Gerais, a fim de verificar se as diretrizes da ABOL estão sendo implementadas. Metodologia: Estudo descritivo de análise documental, realizado no ano de 2018. Para coleta de dados, acessaram-se os sites de todas IES de MG na busca dos documentos: projeto político pedagógico, matriz curricular e ementário. A partir desses documentos, identificaram-se quantas disciplinas da área de Odontologia Legal são ofertadas, o período de oferta das disciplinas, a carga horária, o momento do curso em que é ofertada e a nomenclatura das disciplinas. Resultados: No total, 33 (100%) IES ofertam disciplinas da área de Odontologia Legal em seu currículo. Dessas, apenas duas (6,2%) instituições ofertam disciplinas em momentos distintos, priorizando a disciplina de Ética antes das práticas clínicas e a disciplina de Odontologia Legal no final da graduação. Com relação à carga horária mínima, 11 (33,33%) instituições ofertam a disciplina com 60 horas. Conclusão: A maioria das IES de MG ainda não adequou seus currículos as diretrizes sugeridas pela ABOL.

Biografía del autor/a

Camilla Aparecida Silva de Oliveira, Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

Doutoranda em Saúde Coletiva pela FO-UFMG. Mestre em Saúde Coletiva pela FO-UFMG. Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva.

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Publicado

2019-08-07

Número

Sección

Artigo original